Toda comida conta uma história, mas como passar isso da melhor forma para que o cliente volte mais vezes ao seu restaurante? A gente te dá algumas dicas!
O marketing boca a boca é o mais poderoso que existe, mesmo na internet, é mais fácil vender e comprar algo que as pessoas recomendam. Para despertar esse sentimento no consumidor, precisamos criar esses laços. Além do bom serviço e boa comida, ele precisa de motivação, algo que o inspire a ir no seu restaurante. É aí que entra o Storytelling.
O que é Storytelling?
Storytelling é a arte de contar histórias. No marketing, o conceito é utilizado para definir ações estratégicas que transmitem uma mensagem e criam uma relação entre sua marca e o consumidor final. Essas histórias impactam de maneira sensorial. Através do storytelling podemos despertar sensações e prolongar a lembrança do restaurante na mente do consumidor.
Como isso funciona na prática?
Qual é a história por trás da sua marca? Na gastronomia, podemos observar exemplos de restaurantes estrelados em que a figura do próprio Chef prevalece na narrativa. Os consumidores conhecem sua história, seguem nas redes sociais, o admiram e, por isso, frequentam os restaurantes e estão sempre atentos para qualquer novidade que venha surgir. É o que na literatura nós chamaríamos de mise-en-abyme, quando existe uma narrativa dentro da outra. O storytelling do chef prevalece, e integra a história do restaurante em si.
É o caso do chef Dan Barber, sócio do restaurante Blue Hill. Dan é um dos precursores do movimento farm-to-table nos EUA, já estrelou a série Chef’s Table, é autor do livro O Terceiro Prato e suas falas no TEDTalk têm mais de 3 milhões de visualizações.

Isso que eu chamo de branding, ma friend. A junção de uma boa gestão de marca e storytelling fazem com que a ida no restaurante seja mais atrativa e aproxima o seu consumidor, aumentando a conexão entre você e o seu público. Ou seja, qualquer restaurante que o Dan Barber abrir, ele levará com ele uma legião de fãs apaixonados pela sua comida e pela sua história.
Saiba qual é a melhor forma de contar a sua história
- Identifique o seu público-alvo – Com quem você vai se comunicar? Quem você quer atingir? Para apresentar a sua marca para os clientes é preciso que você tenha em mente sua persona bem definida. Pesquise e reúna dados antes de planejar qualquer ação, a criação da sua persona representa quem é o seu consumidor ideal e como você vai se comunicar com ele.
- Defina a sua história – Qual é a sua missão, visão e valores? Reúna fatos sobre a sua marca, como surgiu, de onde vem, suas experiências e transmita isso da forma mais verdadeira possível. Histórias emocionam e conectam o seu público com a marca. Seja original.
- Pense no formato – É possível contar histórias através de vídeos, fotos, textos e experiências. Determine em quais canais ela será explorada e adapte para o melhor formato desenvolvido em cada um deles.
- O visual importa – Boa apresentação nos pratos, histórias visualmente bonitas e uma identidade visual consolidada. Invista em um food designer e um bom fotógrafo para vender seus pratos na internet. Uma boa foto desperta o apetite e gera o boca a boca nas redes sociais. Prepare algo para se comer com os olhos.
- Crie um bom conteúdo – Envolva o seu público! Crie uma boa história com começo, meio e fim. Um bom conteúdo resolve um problema, é direcionado para uma pessoa específica e é escrito no momento certo. Aproveite as oportunidades, datas comemorativas, melhores horários e desperte o apetite na hora certa.
Então, preparado para contar sua história?